Ginásio Clube Vilacondense

A sua opinião acerca da qualidade do blog.

domingo, janeiro 17, 2010

Clube de Utilidade Pública desde 3 de Abril de 1984

Foi num Domingo, 12 de Maio, que um grupo de jovens dinâmicos fundou o Ginásio, desde então o Ginásio não parou mais. Nos dias seguintes novos sócios vão engrossando as fileiras, defendendo o branco, escolhido como cor do Clube.
Conseguindo uma sede (emprestada), foi necessário dar-se todas as honras a tal acontecimento e não deixá-lo cair no anonimato, para isso organizou-se uma cerimónia formal, que até teve um corte de fita simbólico, pelo Presidente. A primeira grande modalidade foi sem duvida o futebol que contribuiu com as três primeiras taças para o Clube, no entanto outras modalidades iam-se praticando, de acordo com a vontade dos sócios e disponibilidades do Clube que não eram muitas.
Jogou-se Hóquei Patins; correu-se a pé e de bicicleta; praticou-se Canoagem modalidade esta que teve muito sucesso animando o Rio Ave com várias provas, e a afirmação dos atletas Ginasistas teve como consequência o importante papel do Ginásio na Formação da Federação Portuguesa de Canoagem, na qual tomam parte nos seus corpos gerentes, vários Vilacondenses; praticou-se Culturismo e Ténis de Mesa e Fundou-se a secção de Voleibol em 15 de Julho de 1966; Aparece também o Ténis, a Secção de Damas e Xadrez e o Campismo. Estas foram algumas das primeiras actividades do Ginásio. Em 1966 fazem-se os primeiros contactos com a Federação Portuguesa de Ginástica visando a filiação e a criação desta secção. Ainda nesse ano constituem-se quatro classes de ginástica com um total de 112 alunos, os resultados deste trabalho foram vistos naquele que foi o primeiro Sarau Anual de Ginástica do Ginásio Clube Vilacondense.
Mas estes jovens não se preocupavam apenas com o desporto, gastavam também as suas energias na Cultura, promovendo diversas actividades, entre os quais o Boletim Cultural intitulado "O Ginásio", que teve uma grande aceitação por parte dos "críticos", que não eram senão a imprensa local.
Com todo este dinamismo impunha-se a legalização do Clube, ultrapassando assim a barreira que separava o Ginásio dos seus objectivos no plano desportivo, para isso efectuaram-se os primeiros contactos, com a Direcção-Geral dos Desportos, em 11 de Setembro de 1968. Em 12 de Outubro de 1968, após uma Assembleia Geral, forma-se uma comissão Organizadora composta por Sócios Maiores. Uma ano depois os frutos estão à vista, a 18 de Dezembro de 1969 um Despacho Ministerial dá o aval à oficialização do Clube.
O Ginásio estava assim definitivamente lançado para o futuro.
Muitas das primeiras actividades extinguiram-se, mas novas apareceram mantendo o Clube no coração de todos os Vilacondenses, não há duvida que as cinco modalidades que o Clube mantém continuam a levar o nome de Vila do Conde a todo o País e estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário